Fibromialgia são dores musculares que irradia por vários pontos do corpo, é uma síndrome que não tem cura, e que impossibilita que a pessoa exerça suas atividades laborais por um período prolongado ou até mesmo permanente.

Quando a fibromialgia é diagnosticada o portador pode ter direito ao auxílio doença, aposentadoria por invalidez e ao BPC/LOAS, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo INSS.

Para ter direito ao benefício é preciso que comprove seu estado de incapacidade junto INSS, com exames, atestados, receitas e laudos médicos, com isso a perícia médica que averiguará o nível de comprometimento da capacidade laborativa causada pela doença incapacitante.

Pode ter direito ao benefício por incapacidade temporária (auxílio doença), quando estiver incapacitado temporariamente nos períodos de agravamento da doença.

Pode também ter direito ao benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez) quando a doença ocorrer em associação com enfermidades de forma grave.

E quando não possuir qualidade de segurado e a doença causar uma incapacidade superior a dois anos, atendendo também os critérios sociais o portador poderá recorrer aos BPC/LOAS – Benefício de prestação continuada ao portador de deficiência.